O HIPERTEXTO NO FAZER PEDAGÓGICO

Nós professoras do Colégio Estadual Santa Terezinha e participantes do Curso de 100 h do NTE de Uruaçu, orientadas pela mediadora Rubia Rosa Guerra Marques, realizamos uma pesquisa para encontrarmos uma ação pedagógica utilizando o hipertexto em sala de aula. Encontramos o que procurávamos em dois lugares com enfoques diferentes, primeiro no BLOG, de CLAUDIA MONTEIRO ; neste a professora planejou uma aula a respeito do escritor MONTEIRO LOBATO, utilizando-se de três hipertextos como fonte de pesquisa.
Durante este trabalho os alunos podiam navegar livremente,pesquisando sobre a biografia do autor, obras, curiosidades, projetos em sua homenagem, seus principais personagens e fotobiografias do mesmo. Com este recurso a mesma deu oportunidade aos alunos de poderem construir seu próprio conhecimento.
Além desta busca encontramos também um BLOG como referencial prático de hipertexto sendo utilizado pedagogicamente nas diversas áreas do conhecimento. Nele, existem links que levam a jogos educativos matemáticos, de raciocínio através de problemas, atividades de Língua Portuguesa, entre outros. Pudemos perceber no decorrer da pesquisa a infinidade de caminhos que a Internet e as mídias possibilitam no processo ensino aprendizagem, não podendo ser deixado de lado por nós, profissionais da educação em nenhum momento.

Autoras:
Carolina Xavier Navarro
Wanderleia de Queiroz Gomes
Telma de Almeida Silva
Maria Abadia Godinho
Severina Sandra Moreira da Silva

1 Response to "O HIPERTEXTO NO FAZER PEDAGÓGICO"

  1. Rúbia Marques Says:
    16 de março de 2010 às 04:32

    Parabéns pela produção! Adorei navegar pelo hipertexto de vocês e inclusive já sugeri o endereço o Blog Matematica na Rede para alguns colegas. Concordo quando reafirmam a importância de explorar o hipertexto como ferramenta pedagógica, pois nos instiga a fazer uma ruptura com a leitura linear, ampliando nossa visão e é claro explorando nossa criatividade. Até dia 17/03/2010 onde continuaremos nossa discussão sobre hipertexto. Abraços fraternos a todos!

Postar um comentário